Sempre que vou à Fazenda Laje, entrando na Estrada do Feijão, passo pela Vila de São José, pequeno povoado à beira da estrada. Junto ao acostamento ficam expostos trabalhos artesanais das mulheres desta Vila. São Bonecas de Pano, tapetes de retalho e capas de almofada. Chamam a minha atenção, aquelas bonecas de pano, de vários tamanhos, penduradas num Varal, e as maiores sentadas em cadeiras, dando um tom alegre e colorido, naquele lugar.
Hoje, tive a oportunidade de parar e conversar um pouco com a artesã Marilene Brito, que foi muito receptiva. Foi um diálogo rápido, mesmo assim, Marilene me falou que fazia Bonecas Ecológicas e Terapêuticas, feitas em tecido, com enchimento em plástico e com armação de arame para ficar articulada. Comentou que fazia um trabalho terapêutico numa Entidade e fazia parte da Rede Produtoras de Mulheres Artesãs de Feira de Santana.
Fiquei de voltar a encontrar Marilene para trocarmos idéias. Sempre que tenho estes encontros, fico feliz em ver mulheres humildes e batalhadoras, com tanto potencial dentro de si, espalhando seus trabalhos pelo mundo lá fora.
Parabéns, amiga. Breve nos veremos.